Nesta última semana de junho, as grandes árvores da Praça da Bandeira estão sendo analisadas por uma equipe técnica de arboristas contratados, dentro do cronograma anual de perícias semestrais no conjunto arbóreo deste local.
Utilizando a técnica de escalada em árvores para atingir as copas e os galhos das árvores, os arboristas realizam perícia no sistema de cabeamento de segurança que existe nas árvores desde 2016, instalado em alguns dos longos galhos das 5 Tipuanas e das 4 Canafístulas, além do Ipê-amarelo, situado no sul da praça, aquele que possui as lâmpadas coloridas ligadas tradicionalmente no Natal. O sistema de cabeamento de segurança instalado recebe complementações sempre que detectada a necessidade durante as perícias que ocorrem semestralmente. Aproveita-se a escalada e são realizadas podas de galhos mortos, perigosos e com fraturas.
O conjunto arbóreo da Praça da Bandeira é um Patrimônio Natural de inestimável valor, criando condições microclimáticas muito agradáveis em todas as estações, atendendo perfeitamente a população como um lugar para lazer, contemplação e descanso.
Fotos: Vilson Paludo/AC