Desde a instituição formal do Arquivo Público Municipal de Veranópolis, por meio da Lei Municipal nº 7.266, de 05 de dezembro de 2018, a Administração Municipal, em conjunto com as entidades culturais do município, tem o objetivo de revitalizar o arquivo, espaço de relevante representatividade informacional e memorial do município e da microrregião, o qual possui um acervo arquivístico estimado em 8 milhões de documentos.
Sendo assim, no último dia 23 de maio, a publicação do Diário Oficial da União homologou o projeto proposto pela ASSOCIARQUI – Associação dos Amigos do Arquivo Público Municipal de Veranópolis, conjuntamente com o Município de Veranópolis, a captarem recursos no montante de R$ 1.165.726,99, através dos mecanismos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo Federal.
O projeto, elaborado pelo Setor de Engenharia da Prefeitura de Veranópolis, conjuntamente com o Arquivo Público Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Governo, contempla a aquisição de mobiliários para o acondicionamento, expografia e pesquisa documental, além de equipamentos para digitalização do acervo existente, oportunizando sua perene preservação e o ágil acesso e localização.
A elaboração e execução do projeto conta, também, com a assessoria da empresa Patrimonium – Gestão e Produção Cultural. Projeto que foi apresentado ao Prefeito Waldemar De Carli, nesta terça-feira, dia 23 de maio. O Presidente da ASSOCIARQUI, Márcio Francisco Primieri, enfatiza que “a comunidade veranense pode sentir-se representada pela ASSOCIARQUI na contínua preservação da memória documental da Terra da Longevidade e que vamos dialogar com empresas parceiras para tornar realidade esta conquista. E reforçamos o agradecimento a todos os envolvidos, direta e indiretamente, que colaboraram nesta conquista, em especial ao Setor de Engenharia do município, na pessoa da Assessora Técnica Arq. Joana Peruffo e sua equipe, que não mediram esforços e engajamento na elaboração dos quesitos técnicos envolvidos no projeto”.
O Dirigente do Arquivo Público Municipal de Veranópolis, Emerson Roni Sartori, destaca que o projeto é a união de forças da Administração Municipal com as entidades culturais do município, em especial a ASSOCIARQUI e o segmento empresarial de Veranópolis e região. “Este projeto surgiu como uma ação mitigadora e definitiva para oportunizar o reestabelecer das atividades principais de um Arquivo Público Municipal, ou seja, acondicionar, preservar e disponibilizar conhecimento e informação para os cidadãos.
E isto somente será possível mediante a união participativa entre o Poder Executivo Municipal, a ASSOCIARQUI e, em especial para esta etapa, das empresas veranenses e da microrregião, que sempre mostraram-se sensíveis e engajadas as demandas da nossa comunidade”, destaca Emerson.
A ASSOCIARQUI foi fundada em 17 de abril de 2020, tendo a premissa de preservar a memória e identidade documental veranense, visando a proteção e a divulgação dos acervos documentais históricos e culturais do município de Veranópolis. Desde a sua fundação, em parceria com o Poder Executivo, engajou-se em seu maior projeto cultural: A revitalização e modernização do Arquivo Público Municipal de Veranópolis.