Apagão global afeta voos, telecomunicações e serviços financeiros ao redor do planeta

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Foto: Freepik/banco de imagens

Um apagão cibernético está provocando atrasos em voos, além de afetar serviços bancários e de telecomunicação ao redor do mundo, nesta sexta-feira, dia 19. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos suspenderam os voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA).

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, na Holanda, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também suspendeu os pousos.

Além de companhias aéreas e dos aeroportos, o apagão cibernético também afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico. A programação do canal britânico Sky News foi interrompida. Na Austrália, o canal nacional ABC anunciou que seus sistemas foram afetados por uma falha “grave”.

A empresa australiana de telecomunicações Telstra indicou que os cortes foram provocados por “problemas globais” que afetaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

Em um comunicado, a empresa americana Microsoft afirmou que estava adotando “medidas” para mitigar a situação após os problemas detectados.

Na página de status do Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, a empresa disse que o problema começou na noite de quinta-feira, dia 18, afetando sistemas em todo o centro dos Estados Unidos. Em uma atualização, a Microsoft disse que havia determinado a causa e estava trabalhando para restaurar o acesso aos seus usuários.

“Os nossos serviços continuam observando melhorias contínuas enquanto seguimos adotando medidas de mitigação”, escreveu a empresa na rede social X.

A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália afirmou que o “apagão em larga escala” estava relacionado com uma “plataforma de software de terceiros” e que ainda não tinha informações que sugerissem o envolvimento de hackers no incidente global.

Grandes filas foram observadas no aeroporto de Sidney. Companhias aéreas como Air France, KLM (Países Baixos) e Ryanair (Irlanda) sofreram problemas em suas redes. O mesmo aconteceu com três companhias aéreas indianas, IndiGo, SpiceJet e Akasa Air.

No Brasil, correntistas de bancos reclamaram nas redes sociais que os aplicativos das instituições financeiras estão fora do ar. Segundo o site Downdetector, Bradesco, Neon, Next e Banco Pan já haviam registrado reclamações nas primeiras horas desta sexta-feira.

Fonte: GZH

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