A passagem de um novo ciclone extratropical, iniciada na noite desta quarta-feira (12), já tem impactos na serra gaúcha. Um deles é a suspensão das aulas na rede estadual, em toda região, como forma de prevenção, nesta quinta-feira (13).
Toda a Serra está sinalizada, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com grande risco para tempestade. Já os municípios de Bom Jesus, Canela, Jaquirana, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes têm também alerta, de grande risco, para vendaval.
Pelo menos até o final desta quarta, pontes, estradas e balsas estavam interditadas por água na pista, queda de barreira e rios transbordando.
Segundo estimativas da Climatempo, os acumulados podem atingir até 60 milímetros de chuva em cidades como São Lourenço do Sul, Viamão e Rio Grande. Em Porto Alegre, a perspectiva é de que a precipitação atinja um volume de 48mm, o que representa cerca de 33% do esperado para o mês.
As únicas áreas fora do alerta do Inmet são a Fronteira Oeste e parte do Noroeste e do Norte. Nas demais regiões do Estado, há risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. Os acumulados de chuva nessas regiões pode passar dos 100 mm, e o vento chegar atingir até 100 km/h.
Com a chuva e o vento, as temperaturas voltam a ficar mais baixas em todo o território gaúcho. Inclusive, existe a risco de neve na Serra entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira (14). A mínima deve ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 1°C. Já a máxima, 21°C, está prevista para Novo Tiradentes, no Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 17°C.
Na sexta-feira (14), a tendência de é que o tempo fique firme na maior parte do Estado. Isso porque o ciclone deve se deslocar em direção ao oceano. No entanto, o dia ainda deve começar chuvoso em pontos na Região Metropolitana e no Litoral. A mínima, -1°C, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra. A máxima ocorre em Novo Tiradentes e Vicente Dutra, no Norte: 18°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 10°C e 15°C.
Orientações do Inmet
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Observe alterações nas encostas
- Permaneça em local abrigado
- Em caso de situação de inundação ou similar, proteja seus pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)