Com a aprovação de uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará por mudanças significativas. A principal alteração é o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, permitindo que o candidato tenha maior liberdade para escolher como deseja se preparar para o exame de direção.
Entre os pontos mais impactantes da nova norma está a redução drástica da carga horária prática: o número mínimo de aulas cai de 20 para apenas 2 horas, que poderão ser realizadas de duas formas:
- Em autoescolas tradicionais;
- Com instrutores autônomos credenciados pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans).
A mudança, segundo o Contran, busca tornar o processo de habilitação mais acessível, flexível e menos oneroso para os candidatos. Ainda assim, provas teóricas e práticas continuam obrigatórias, bem como o exame médico e psicológico.
A unidade móvel da KOM FM e TV esteve no Centro de Formação de Condutores (CFC) de Veranópolis para ouvir profissionais e esclarecer dúvidas sobre o novo procedimento. Quem tiver dúvidas sobre as novas regras pode entrar em contato diretamente com o CFC de Veranópolis pelo telefone/WhatsApp (54) 3441-4308.
Confira: