Na última terça-feira, 23 de setembro, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública em Brasília (DF) para discutir os rumos da vitivinicultura nacional.
O encontro, proposto pelos deputados federais Rafael Simões (União/MG) e Afonso Hamm (PP/RS), reuniu parlamentares, pesquisadores, lideranças de entidades e produtores de diversas regiões do país. O debate destacou desafios e oportunidades do setor, como inovação, sustentabilidade, políticas públicas e o fortalecimento do enoturismo.
A sessão também foi marcada por uma homenagem especial aos 50 anos da Embrapa Uva e Vinho, instituição reconhecida por sua contribuição decisiva para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Pesquisadores, técnicos e produtores foram lembrados pelo papel fundamental na transformação do vinho brasileiro em um produto de qualidade e identidade própria.
Durante as manifestações, representantes do setor reforçaram a necessidade de ampliar investimentos e criar políticas que valorizem o produtor nacional. “O vinho brasileiro tem identidade própria e potencial para se consolidar como produto de excelência, desde que sigamos avançando em inovação e sustentabilidade”, destacou um dos participantes.
A audiência pública evidenciou o interesse do Parlamento e das entidades representativas em fortalecer a cadeia da uva e do vinho, consolidando o Brasil como um importante player no cenário vitivinícola internacional.
Confira mais informações com o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho Bento Gonçalves, Adeliano Cargnin, exclusivo para a KOM FM e TV: