Uma preocupação que afetava a segurança de Veranópolis e região acaba de ser resolvida. A Administração Municipal, com apoio de prefeitos da microrregião, conseguiu assegurar a manutenção dos serviços de resgate e emergência do Corpo de Bombeiros, mesmo com a redução de efetivo.
O Problema
- A falta de militares no efetivo do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Veranópolis causou dificuldades na resposta a atendimentos de urgência e emergência.
- Essa situação gerou uma mobilização de 13 prefeituras da microrregião, que assinaram um documento pedindo uma solução.
A Solução
- O prefeito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, recebeu a confirmação do Corregedor-Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBM/RS), Ricardo Arrubes Tomaz.
- A decisão autoriza o uso de veículos de resgate, o chamado “trem de socorro“, para atender casos de urgência e emergência.
- Isso significa que, apesar do efetivo reduzido, os serviços essenciais serão mantidos, garantindo a segurança da população.
Entenda a Decisão
A medida foi uma sugestão do próprio prefeito Dal Pai em parceria com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, Cesar Forte. Eles debateram o tema e apresentaram a proposta para a Corregedoria Estadual, que aprovou a solução.
O Que Dizem as Lideranças
- Cesar Forte (Comandante dos Bombeiros): “Os serviços básicos estão sendo mantidos. Pedimos a compreensão da população para que chame em caso de extrema necessidade.”
- Cristiano Valduga Dal Pai (Prefeito): “Agradecemos a sensibilidade e a compreensão do Comando. A atuação dos Bombeiros é de extrema importância para toda a nossa região.”