O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou, na segunda-feira (23), as obras de manutenção da Ponte Ernesto Dornelles, na BR-470/RS. O canteiro foi instalado, os tapumes colocados e a sinalização reforçada para orientar os motoristas que trafegam pelo local.
As intervenções fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) e terão um investimento de R$ 12,9 milhões.
A ponte sobre o Rio das Antas, que já soma mais de 70 anos de operação, apresenta atualmente alguns sinais de desgaste natural. Por isso, o DNIT fará intervenções importantes para garantir a segurança dos usuários e preservar a estrutura.
O prazo da obra é de 12 meses, e os serviços começam pela remoção e renovação completa do pavimento de concreto da pista, etapa que irá exigir redução do tráfego para apenas uma faixa. O sistema de comboio e o Pare e Siga aos domingos permitem que a ação seja mais eficiente.
Ao longo dos próximos meses, também serão executados serviços fundamentais, como a restauração dos pendurais, que são os elementos que conectam os arcos ao tabuleiro da ponte, além do tratamento das fissuras, recomposição de concreto deteriorado, reparo de armaduras expostas e outras ações de recuperação estrutural.
Com a ação, o DNIT segue trabalhando para preservar este patrimônio da engenharia nacional, mantendo sua operação segura para todos que dependem da BR-470/RS.
Ponte Ernesto Dornelles
Com mais de sete décadas de história, a Ponte Ernesto Dornelles é um dos principais cartões-postais da região e uma importante ligação viária entre os municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis. Conhecida popularmente como Ponte do Rio das Antas, a estrutura é reconhecida pelo seu formato de arco e pela sua relevância histórica e econômica para o Estado.