Após três dias de celebração intensa, a 6ª edição da Festa La Cucagna – Vera Fest chegou ao fim neste domingo, dia 25, deixando um rastro de memórias afetivas, encontros e vivências culturais no Complexo da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade. O evento reafirmou sua importância como um encontro de valorização da identidade ítalo-gaúcha da região. Com isso, o vice-prefeito, João Guilherme Mazetto, anunciou para maio de 2026 a 7ª edição do evento. Conforme o prefeito, Cristiano Valduga Dal Pai, por um pedido da comunidade e o grande número de participantes neste ano, a La Cucagna volta no próximo ano. Além disso, Valdiz Anzolin foi anunciado como embaixador da La Cucagna.
Com o caloroso convite “Venite amici: ciacolar, magnar e pregar!”, a festa reuniu milhares de visitantes que, entre pratos típicos, missa em Talian, apresentações artísticas e reencontros familiares, viveram dias de verdadeira imersão nas tradições deixadas pelos imigrantes italianos.
Ao longo da programação, que se espalhou pelos três espaços temáticos — o Posto de Ciacolar, o Posto de Pregar e o Posto de Magnar — o público pôde se emocionar com espetáculos musicais, teatrais, culturais e religiosos. O domingo foi marcado por momentos especiais como a missa em Talian, o baile com artistas locais e regionais, o teatro literário, apresentações de corais e o animado espetáculo Um passeio de fubica, que arrancou sorrisos de todas as gerações.
A gastronomia, um dos pontos altos da festa, foi celebrada no Caramanhão (ou Posto de Magnar) com pratos que resgataram os sabores da memória afetiva da imigração italiana e também polonesa. Entre pão, salame, torresmo polenta, galeto, massas e vinhos, a mesa farta se consolidou como espaço de convivência e partilha.
A gravação do programa em Talian, a presença de grupos culturais, além da grande participação da comunidade, reforçaram o espírito coletivo e o compromisso com a preservação da língua, da fé e das tradições.
Ao encerrar mais uma edição da La Cucagna, a organização agradeceu aos voluntários, patrocinadores, artistas, visitantes e a toda a comunidade que tornou possível mais esse capítulo de celebração da história de Veranópolis.
Mais que uma festa, a La Cucagna se confirma como um patrimônio cultural vivo — um tempo e espaço onde o passado e o presente caminham lado a lado, celebrando a alegria de ser ítalo-gaúcho.
A Kom FM e TV, com seu estúdio instalado no local, transmitiu diretamente da festa durante os três dias.
Arrivederci, amici! Que venha a próxima edição!



Encerramento da 6ª La Cucagna