Massa de ar frio de forte intensidade no Estado deve derrubar a temperatura

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >

A previsão do tempo para Veranópolis, Rio Grande do Sul é a seguinte:

  • Hoje (13/05): Teremos a probalidade de sol com muitas nuvens durante o dia, com pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura máxima será de 25°C e a mínima de 20°C. A chance de chuva é de 81%. O vento sopra do Sul a 3 km/h, e a umidade relativa do ar varia entre 81% e 94%. O sol nasce às 06:59:32 e se põe às 17:45:19.
  • Aviso de Declínio de Temperatura: O INMET publicou um aviso iniciando em 13/05/2024 às 00:01. Há risco à saúde devido a um declínio maior que 5°C. Caso necessário, entre em contato com a Defesa Civil (telefone: 199).
  • Próximos dias:
    • 14/0513°C a 4°C, parcialmente ensolarado.
    • 15/0518°C a 23°C, céu nublado com possibilidade de garoa de manhã, aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva à noite.
    • 16/0519°C a 25°C, sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado com chuva a qualquer hora.
    • 17/0520°C a 24°C, sol e aumento de nuvens de manhã, pancadas de chuva à tarde e à noite.

Lembrando que a média mensal de chuva em maio na cidade de Veranópolis é de 142 mm. Até o dia 11, já choveu 537 mm em maio/2024, o que representa 378% da média normal para o mês3. Fique atento e se prepare para as mudanças climáticas! 

Clima no Estado

A chegada de uma massa de ar frio de forte intensidade no Estado deve derrubar a temperatura na casa dos 5°C nas regiões mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Como consequência, a temperatura das águas também deve baixar bastante, criando mais um obstáculo nos resgates às vítimas e nos trabalhos de reconstrução do RS, que é o risco de hipotermia para quem estiver exposto e sem proteção.

De acordo com a Metsul, o ar frio de maior intensidade começa a chegar nesta segunda-feira, marcando o fim de um outono com marcas acima da média para o período. A tendência é que os termômetros registrem marcas bastante baixas nas próximas duas ou três semanas. Na Grande Porto Alegre, por exemplo, pode fazer entre 5°C a 7°C na madrugada de quinta-feira. Na segunda metade do mês, novas frentes frias devem se repetir.

Com tais condições, cresce muito o risco de hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo dos 35°C, geralmente em função da exposição ao frio intenso. Além das equipes que trabalham nos resgates ou em funções que não prescindem da entrada na água, a Metsul alerta também sobre o risco para as vítimas das cheias alojadas em abrigos ou alojamentos temporários. Neste contexto, torna-se ainda mais necessária a doação de cobertores e agasalhos para minimizar os problemas.

SEJA O PRIMEIRO A COMPARTILHAR ISSO >