Seguindo o exemplo de Nova Roma do Sul e cansados da demora em uma solução definitiva sobre o trecho da ERS-431, que liga os municípios do Alto Taquari e da Serra Gaúcha, lideranças de Guaporé se reuniram na manhã de sábado, 3 de fevereiro, para debater a possibilidade de constituir uma associação na busca por doações que pudessem efetivar as obras de reconstrução da ponte em Santa Bárbara, derrubada pela enchente de setembro do ano passado.
É consenso que há necessidade urgente de pensar em outra alternativa a não ser a instalação de uma balsa, que deve começar os serviços neste semana. Conforme o secretário de Turismo de Guaporé, Odacir Toldi, a reconstrução da ponte é urgente e a participação da sociedade é fundamental. Desde setembro, quando a estrutura foi levada pelas águas, a situação de quem precisa se deslocar à Bento Gonçalves e arredores ficou agravada. Além disso, os custos para transporte de pacientes, por exemplo, também acabou aumentando.
Agora, findado o primeiro encontro, uma comissão deve se reunir com representantes do governo do Estado no dia 22 de fevereiro. Caso não haja nenhum avanço sobre a reconstrução, um protesto deverá ser realizado no local.
Fonte: Jornal Semanário